Pesquisadores da Universidade de São Paulo desenvolveram nanopartículas de hidroxiapatita com luminescência aprimorada, capazes de atuar como agentes para imagem biomédica, permitindo visualizar processos celulares com mais precisão.
Além disso, o grupo criou um sistema de liberação controlada de quimioterápicos, em que nanopartículas transportam o medicamento e o liberam preferencialmente no ambiente ácido dos tumores, aumentando a eficácia do tratamento e reduzindo efeitos colaterais.
A pesquisa foi conduzida pelo Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia do Instituto de Física de São Carlos, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
💡 Um avanço importante da nanomedicina, que pode contribuir para terapias mais precisas e seguras no futuro.
Matéria completa em: https://agencia.fapesp.br/pesquisadores-obtem-avanco-em-tecnica-de-imagem-biomedica-e-tratamento-de-cancer/57416


No responses yet